Macete - Como sempre ganhar no jogo da velha


  1. Decida quem começa. Em um jogo de duas pessoas, isto significa ser o primeiro ou o segundo. O artigo está dividido nessas duas possibilidades.
  2. Siga as estratégias abaixo, baseado em quem começa e no que seu adversário marcou. O termocontra-ataque significa que você vai bloquear todas as tentativas de vencer do oponente.

Se você for o primeiro

  1. Faça sua jogada de abertura. Se for o primeiro, tem duas escolhas. Você pode marcar o centro ou umcanto. Evite marcar as laterais (ou bordas).
    • Se marcar o centro na jogada de abertura, seu adversário vai marcar ou uma lateral, ou um canto.
      • Se ele marcar um canto, você deve colocar sua segunda marca no canto oposto, formando uma linha diagonal, como na figura. Se o próximo movimento dele for adjacente da marca seguinte, você vai ter duas chances de vencer, como mostrado nas linhas verdes no diagrama. Se ele marcar outro lugar, o jogo vai terminar empatado (você vai continuar a contrá-ataca-lo).
      • Se ele marcar uma borda, coloque sua marca seguinte em qualquer um dos cantos opostos àquela borda, como no diagrama abaixo (os quadrados amarelos). Se ele bloquear, você estará no caminho para a vitória. Basta bloquear a tentativa dele no canto correspondente. Você ficará em uma posição com duas chances de ganhar, marcadas no diagrama com a linha verde. Mesmo se ele não lhe bloquear, você vai ganhar de qualquer modo!
    • Se você começar marcando um canto, vão haver três respostas possíveis do seu oponente: centro, canto oposto ou qualquer outro lugar.

      • Se ele marcar o canto oposto, como no diagrama, você pode ganhar marcando qualquer um dos outros cantos:

      • Se ele marcar o centro, você deve marcar o canto oposto, de modo a alinhar as três marcas em diagonal. Ele vai ter a chance de marcar um canto ou uma lateral. Se ele marcar um canto, você estará um passo mais perto da vitória; marque o canto final, como no diagrama, e você vai ter duas chances de ganhar, marcadas com linhas verdes. Se ele marcar qualquer outro quadro, o jogo vai empatar (você deve ficar contra-atacando)

      • Se ele marcar qualquer outro quadrado, marque um espaço longe da marca de seu oponente, como no diagrama. Este passo irá obrigar seu oponente a bloquear, deixando-o livre para marcar o canto final. Você vai ter duas chances de ganhar (marcadas em verde), garantindo sua vitória. Se ele deixar você chegar a este passo, você já venceu!

Se o adversário for o primeiro

  1. Sua estratégia depende do movimento inicial do oponente. Ele vai escolher o centro ou um canto.

    • Se ele marcar o centro, você tem que marcar um canto imediatamente, como no diagrama.

      • Se ele marcar o canto oposto, ele está usando a estratégia acima! Coloque uma marca em qualquer local que não seja adjacente à sua primeira marca e bloqueie até que o jogo termine empatado.

      • Se ele marcar qualquer outro quadrado, bloqueie-o. O jogo vai terminar empatado.
    • Se ele marcar um canto, você deve marcar o centro, ou vai perder o jogo.

      • Se ele colocar sua segunda marca de modo a formar uma diagonal, marque qualquer borda e evite marcar um canto, como no diagrama, em amarelo. O jogo ficará empatado.

      • Ou então, contra-ataque até que o jogo empate.

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